Um item muito querido da culinária tem pesado no bolso e ficado de fora do prato de muitos: A Carne.
De acordo com dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo), divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o preço da carne sofreu um aumento de 38% no Brasil.
No entanto, em algumas regiões do país o aumento é ainda mais expressivo como no caso de Rio Branco, a capital do Acre sofre com a alta acumulada de quase 60% no preço da carne. Já na região metropolitana de Belo Horizonte o aumento no preço no último ano foi de quase 50%.
Com uma alta tão expressiva no valor, os brasileiros têm que ser criativos na hora de buscar novas alternativas para substituir a carne na hora das refeições.
Para aqueles que não dispensam a carne, a alternativa é buscar cortes bovinos mais baratos, como acém e o músculo, mesmo assim, os valores ainda são altos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a manter uma alimentação saudável e saborosa mesmo sem a carne bovina.
Confira!
Frango
O primeiro item que vem à mente ao pensar em substituir a carne bovina, é o frango pois é uma opção barata que é versátil e pode ser usado em inúmeras receitas, além disso, o frango é um alimento de rápido e fácil de ser preparado, podendo ser grelhado, assado e até mesmo frito.
Ervilha
A ervilha é um alimento barato, rico em proteína, fibras, minerais e vitaminas, além disso possui um baixo teor de gorduras. São uma excelente opção à carne bovina uma vez que podem ser junto a outros alimentos ou ajudar a compor outra receita.
Feijão
O feijão nem precisaria estar nessa lista uma vez que é um item que já está presente no prato dos brasileiros, mas está na lista justamente para lembrar você de que o feijão é um alimento altamente nutritivo e saboroso que pode ser usado em diversas receitas mesmo sem o acompanhamento da boa e velha carne.
Peixe
Embora em algumas regiões do país esse item seja difícil de ser encontrado ou até mesmo tão caro quanto a carne. Em algumas regiões ele entra como alternativa por ser uma opção rica em proteínas e outros nutrientes indispensáveis para uma dieta saudável.
Ovo
Outro item que tem sido um coringa com a alta no preço da carne, é o ovo, pois ele é uma opção barata e rica em proteínas. Além disso, tem um preparo rápido e prático, podendo ser usado como substituto da carne ou ajudar a compor diversas receitas.